Serviço de monitarmento hidrico

Os sistemas de drenagem baseados em SUDS são desenvolvidos como pequenas unidades discretas, distribuídas pelo terreno, com o objetivo de manter as características hidrológicas locais próximas das condições existentes antes da urbanização, observando as seguintes premissas:

  • Não aumentar a vazão de pico que se observa nas condições naturais;
  • Redução das taxas de escoamento, controlando a vazão de saída de cada unidade;
  • Planejamento integrado das unidades para controle do volume de água produzido, evitando a transferência de impactos;
  • Auxiliar a recarga natural dos aquíferos;
  • Redução da concentração de poluentes na água, utilizando zonas de amortecimento;
  • Adicionar valor estético às áreas urbanas desenvolvidas;

Diante de um cenário de constantes inundações decorrentes da combinação de chuvas mais intensas, sistemas de drenagem limitados e obstruídos e do alto custo das grandes obras de drenagem, surge o conceito de drenagem urbana sustentável, que são um conjunto de dispositivos e técnicas desenvolvidos com o objetivo de replicar artificialmente os caminhos que a água percorre em um ciclo hidrológico natural.

O conceito de SUDS vem substituindo as redes tradicionais de drenagem em muitos países, onde se observa que a implantação do SUDS reduz drasticamente a dimensão dos sistemas de drenagem tradicionais, reduzindo em muito o investimento financeiro envolvido nessa etapa dos projetos de desenvolvimento urbano.

O design dos sistemas de drenagem sustentável segue uma combinação de diferentes dispositivos estruturais e medidas não estruturais em série, constituindo uma sequência de alternativas de controle que minimizam os impactos da urbanização. Dentre as técnicas utilizadas encontram-se pisos permeáveis, pavimentos porosos, canais vegetados abertos, reservatórios de acumulação e bacias de infiltração. Essas características de design buscam manter a condição hidrológica o mais próximo possível das condições iniciais.

Para atuar com liderança nessa área a AVIX possui uma parceria com os desenvolvedores dos softwares líderes de mercado na área. Com a utilização dessas tecnologias dispomos de métodos rápidos de análise para identificação de padrões de fluxo de água superficial, permitindo utilizar a gestão de águas pluviais como premissa do processo de design, locando os dispositivos de controle em locais que fazem mais sentido e exigem a menor quantidade de intervenções estruturais.

Outra grande vantagem é a possibilidade de visualização de um projeto com base em cenários propostos, demonstrando o desempenho do sistema em relação à rede, revelando se há espaço suficiente para controle das águas pluviais, se os níveis de seu projeto estão corretos e funcionam de forma eficaz, gerando resultados confiáveis.

 

Fale Conosco

Pc Prof. Sérgio Bonganhi, 120 cj. 107
Piracicaba - SP - Brasil

(19) 3427-2438

info@avix.com.br